sexta-feira, 20 de agosto de 2010

CINEMATERNA: Diversão e Informação







Semaninha puxada com os afazeres diários, Vitor cada dia mais ágil no desbravar da casa, eu montando um treinamento, disparando outro para divulgação e uma sessão do CINEMATERNA para dar um respiro.

A princípio pensei em não ir, por saber que era um drama e eu estava mais para uma comédia. Mas sair de casa, Vitor interagir com outras crianças e eu com outras mães era o objetivo maior. Mãe aos 41 anos tem disso, minhas amigas ou não tem filhos ou já estão com filhos adultos ou adolescentes, e esta troca ao vivo e a cores me faz falta.

Chegamos lá, eu e Vitor, e logo fomos para o tapetinho. Vitor mais desinibido interagiu com os amiguinhos presentes. Assim que começou o filme ele pediu TêTê e dormiu.

O filme , O Estranho em Mim, uma produçao alemã e grande vencedor da Competição de Novos Diretores da 32ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Trata de um distúrbio comum que é a depressão pós-parto.

A primeira metade do drama acompanha Rebecca (Susanne Wolff), que espera a chegada de seu primeiro filho. O menino nasce saudável, mas a mãe logo se vê com sentimentos conflitantes em relação à (sua) nova vida.

O que parece a princípio um desinteresse pelas obrigações maternas evolui rapidamente para um perigo à criança: Rebecca o esquece na rua, flerta com a idéia de deixá-lo no fundo da banheirinha e a repulsa pelo marido também não tarda a chegar.

Diagnosticada depois de uma crise , Rebecca é internada - e o foco do filme passa às reações da família e sociedade à inadmissível idéia de uma mulher que rejeita o próprio filho. Dessa forma, a diretora faz uma denúncia sobre o problema e mostra o preconceito pela condição, mesmo depois do tratamento.

A diretora conduz com competência a passagem da gravidez e pós-parto ao abandono do lar pela mãe. É possivel acompanhar o segredo de Rebecca e, ao mesmo tempo, a ausência emocional do marido - incapaz de perceber o problema.

A segunda metade, em que é retratado o lento processo de cura, é igualmente densa. Se dá aí a chance de restauração também do marido.

Afinal a dor atinge a todas as pessoas envolvidas com quem está com a depressão.

Com belissima cinematografia, tempo cadenciado e sem apelar ao melodrama, a produção por certo ficará restrita ao público que frequenta as salas de arte ou aos CINEMATERNAS espalhados pelo País, normalmente conhecedor do problema. Uma pena!

Pois enquanto o acesso ao Prozac e Fluoxetina continuará onde sempre esteve e veremos por certo ainda , muitos bebês sendo jogados no lixo às margens da sociedade.

Mesmo ontem eu desejando ver uma comédia, sai de lá com o desejo de divulgar o filme. Pois só quem viveu a dor de uma depressão ( e quem esteve perto de quem a viveu ), sabe o quanto é um estar só em si mesma.

CINEMATERNA é sim, diversão e informação.

Beijos de recomendo os dois :)

MAMALUZ

2 comentários:

  1. Lênia,

    Também achei que você fosse assistir a um filme de comédia. Filme denso e com ele um leque de perguntas ficaram rondando minha mente. Depressão pós-parto deveria ser muito mais divulgado. Não é nada fácil para a mulher. A abertura deste assunto me faz pensar que o tabu ainda existe em alguns lares, principalmente entre aqueles que sofrem desta depressão.

    Fiquei muito pensativa!

    Que venha a próxima CINEMATERNA! Quero rir com um post de comédia!

    Beijos, beijos!
    Elaine

    ResponderExcluir
  2. Lênia vc viu tudo isso no filme? Eu não vi nada, mas já li muito sobre DPP, graças a Deus não tive, acho que é um assunto que devia ser mais abordado em filmes, documentários, telejornais.

    Bjão, adorei seu cantinho!

    ResponderExcluir