quarta-feira, 22 de abril de 2009

Porque somos assim iguais : Grávidas e Mães !!!


Hoje foi dia de retorno no pré-natal. Participar deste grupo de grávidas de risco tem sido uma experiência e tanto... Não somente por ser dentro do Sistema Público, mas por ver o quanto vidas e mais vidas estão ali quase prontas para sua chegada neste mundo,vasto mundo.
Chego lá sempre muito cedo, mas sou atendida umas 5 horas depois...Esperar não deixa de ser um bom aprendizado para esta Virginiana agitada,mas hoje meu olhar percorreu cada " mãezinha " que ali estava. Temos no grupo, hipertensas, diabéticas, cardíacas, "abortivas" ( detestei este termo, mas é como chamam as que tiveram abortos recorrentes e agora estão grávidas ), e as que tem históricos de tumores ou coisas do gênero ( como eu ). Hoje Marcio estava atolado de coisas para fazer de nossos cursos, e disse a ele que eu ficaria bem sozinha, e mesmo ele reagindo contra minha vontade, cedeu após deixar um lanchinho na minha bolsa as escondidas. Lanchinho este que dei a Vitória, uma Guriazinha de uns 4 anos que estava acompanhando a mãe,que só tinha somente o dinheiro da passagem para ir a consulta. Os olhos brilhantes de Vitória ao trocarmos "figurinhas" e ao receber aquele "lanchinho" foram uma linda LUZ nesta longa manhã no Hospital Evangélico.
Levei um livro, mas não li nem mesmo uma página, afinal de contas , as páginas "ao vivo e a cores " estavam mais interessantes.
Tudo por lá acontece por etapas, e desta forma nos conhecemos entre as etapas da entrega das senhas, da primeira chamada, da verificação da pressão e do peso ( perdi 1 kg este mes )e da consulta propriamente dita.
Mil e tantas histórias, vidas que se encontram, não se conhecem, mas tecem naquele lugar um único desejo, compartilhar deste momento do GESTAR, onde nos sentimos plenas e também tão inseguras. Hoje muitas estavam ali para sua última consulta antes do parto, e acompanhei do lado de fora, o eletrocardiograma de seus bebês. O bater daqueles coraçõezinhos ainda estão soando em meus ouvidos, como uma linda canção. As mães que estavam ali saiam com seus semblantes aliviados, ao saberem que seus pequenos/as guerreiros/as estavam bem, prontos para se aconchegarem em seus braços daqui há alguns dias.
Vejo por lá muito descaso, muita falta de conhecimento, de entendimento, mas isso não quero compartilhar, ao menos, não agora...
Fico hoje com as lembranças das delicosas histórias que ouvi hoje e da minha/nossa que já faz parte daquele lugar também.
AH! Tudo indica que estamos bem, mas amanhã vou ao Mãe Curitibana , e depois conto como foi a consulta com minha médica :)

Beijos de compartilhar
MAMY Lê LUZ

"Cada criança é uma aventura numa vida melhor, uma oportunidade para mudar os padrões antigos e torná-los novos".

Hubert H. Humphrey

Nenhum comentário:

Postar um comentário